quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ovo gigante encontrado em comunidade rural de Areia Branca pode ser de ema

Em foto de celular enviada ao site, ovo foi colocado ao lado de uma lata de achocolatado que mede 17 cm (Foto: Manoel Davi)

Um ovo gigante que pode ser de ema tem causado frisson e instigado à curiosidade dos moradores zona litorânea de Areia Branca-RN.
Segundo relatos colhidos pela reportagem, um ninho com aproximadamente dez grandes ovos foi encontrado na tarde do último dia 05 de novembro por um caçador numa área de mata entre a comunidade de São Cristóvão, em Areia Branca e o município de Serra do Mel-RN.
O caçador trouxe para a comunidade de São Cristóvão, um dos ovos e algumas pessoas postaram fotos do achado na internet. O fato causou estranhamento e a curiosidade dos moradores em virtude do tamanho do ovo que mede aproximadamente 16 centímetros de cumprimento por 11 centímetros de largura.
A pedido do site, o biólogo Luiz Luz analisou as imagens da internet e disse que pode se tratar de um ovo de ema (Rhea Americana), animal que tem o semi-árido nordestino como seu habitat. Segundo Luiz, o bicho está quase extinto devido à caça predatória, mas ainda pode ser encontrado em algumas regiões, inclusive em cidades da região oeste potiguar.
A orientação para quem encontrar ninhos com ovos semelhantes aos da imagem, é para que não os remova do local e prontamente acionem os órgãos ambientais como Policia Militar Ambiental e Ibama, que dará os encaminhamentos para identificação dos ovos e fará o monitoramento e proteção do local com vistas na preservação da espécie.
Luiz lembra ainda que estes animais são protegidos por lei, podendo inclusive ser tipificado como crime ambiental os danos causados aos bichos ou a retirada destes de seu habitat.
A ema nordestina chega a correr até 60 km por hora, vive geralmente em grupos de oito a dez e se alimenta de pequenos animais, insetos e capim rasteiro. Considerada a maior ave do continente americano, mede até 1,30 metros de altura e seu peso varia entre 26 a 35 quilos na fase adulta. Na fase de reprodução, uma ou duas fêmeas põem ovos num mesmo ninho feito no chão e quem choca e cuida dos filhotes é o macho.

Em outra imagens, comparativo que dar é ovo de galinha (Foto: Ana Mizaelly, Reprodução/Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário