domingo, 10 de junho de 2012

DIA DE CONHECIMENTO E LAZER PARA OS ALUNOS DO CURSO DE AQUICULTURA E DE PESCA DO TELECENTRO MARÉ DE SÃO CRISTOVÃO




No último sábado, 09 de junho, estudantes dos Curso Técnico em Aquicultura e Pesca, do Instituto Federal do Paraná – IFRN – Pólo Telecentro MARÉ de São Cristóvão realizaram uma Visita Técnica a barragem de Santa Cruz, em Apodí.
Acompanhados pelos tutores e coordenador dos dois cursos, cerca de 15 alunos viram de perto todos os processos que envolvem o cultivo de tilápia desde a fase de alevinos, passando pela engorda até o esviceramento.


A turma ainda recebeu dicas do Engenheiro de Pesca responsável pela produção de peixes.
De acordo com Manoel Davi, tutor de pesca, a importância da visita justifica-se pela necessidade de integração dos alunos dos cursos técnicos da área de aquicultura e pesca na perspectiva de melhor prepará-los para a prática e para o mercado de trabalho.
Também participaram da visita técnica, os alunos dos cursos técnicos da cidade de Campo Grande, do Polo Augusto Severo.




A criação de tilápias em tanques-rede é feita na barragem de Santa Cruz e o cultivo está sob a responsabilidade da Associação AQUAPOD em pareceria com Emparn, Petrobras e Banco do Nordeste. Os peixes produzidos naquela barragem são vendidos para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
As visitas técnicas fazem parte do calendário dos cursos técnicos que são desenvolvidos na modalidade de educação à distância. O Pólo Areia Branca é mantido pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Comunitário de São Cristóvão, em parceria com a Prefeitura de Areia Branca por intermédio da Secretaria de Educação.


Apos ver todo o tratamento dos peixes, muito lazer para os alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a barragem e terem a chance de tomar banho na mesma.




FONTE:http://vozdeareiabranca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário