domingo, 3 de fevereiro de 2013

Projeto movimenta praia de São Cristóvão


A primeira etapa do projeto Surfarte acontece desde ontem, sábado, e prossegue durante todo o dia de hoje, domingo (03), na praia de São Cristóvão, zona litorânea areia-branquense, e contará com a participação de jovens que integram a iniciativa, já em sua segunda edição.
“Este é um projeto não somente de diversão, mas também de cidadania, que tem como objetivo levantar a autoestima de jovens da região, além de oportunizar um maior contato com a arte, com a poesia e a música, através de apresentações durante os circuitos”, comenta Denílson Alves, um dos coordenadores do Surfarte na região.
De acordo com ele, a proposta só tem crescido principalmente os jovens, que encontram na ideia um momento de interação com os outros, além de ser uma oportunidade para desenvolver seus talentos esportivos. “Temos muitos jovens com grande potencial para o surf, pessoas que já cresceram diante do mar, que conhecem todo do mar, enfim, que são preparados para se desenvolver no esporte”, salienta Denílson.
Ele também acredita que a oportunidade de ter acesso à arte através da música, leitura de poesia e debates também faz com que os jovens adquiram maior conscientização do próprio estar no mundo. “Eles se descobrem, conhecem mais de música e das artes. Esta é uma grande oportunidade para todos eles. Quando iniciamos o projeto, muitos chegavam tímidos, mas depois foram conhecendo melhor o surf, se adaptando e hoje fazem parte de um grupo grande, que só tende a crescer, principalmente naquela região, dotada de riquezas naturais e de um belo mar”, afirma.
Denílson acrescenta que as etapas desse 2º Circuito do Surfarte contemplam as seguintes categorias: sub 12, open masculino, open feminino e open longboard. “Somente ontem (01º), durante um pequeno treino, tínhamos 22 participantes… isso é muito importante para a iniciativa. Quem sabe daí não apareça um surfista dos bons?”, questiona. “O esporte pode levá-los para muito longe… quem sabe, Fernando de Noronha ? Ou outro ligar desse País? Tudo é possível e eles acreditam nisso”, comenta.
Ele salienta que, atualmente, os alunos também têm aulas de música, violão e teclado. “Queremos expandir, ainda mais, o projeto… já estamos, também na praia de Redonda, onde temos uma célula. Esta é uma iniciativa que, além de chamar a atenção dos jovens, faz com que eles pratiquem um esporte saudável, um esporte que tem constante contato com a natureza”, finaliza.
Via Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário