segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Artesã de Ponta do Mel vai ao Rio de Janeiro receber o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

NENÉM DO MEL, TOP 100

Empreendedorismo é uma palavra que Maria do Socorro dos Santos, “Neném do Mel”, resolveu colocar em prática na praia de Ponta Mel, no litoral de Areia Branca. Após participar de capacitações realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) há cinco anos, encarou o desafio de transformar o paneiro (uma espécie de fibra que recobre o cacho do coco) em peças artesanais. E o resultado saiu à altura do desafio: belas bolsas e acessórios femininos que têm excelente aceitação no mercado.

A Empreendedora Individual (EI) “Neném do Mel” inovou ao agregar às peças bordados do Seridó, reconhecidos por sua qualidade. Com valor agregado, os produtos contribuíram para a artesã vencer o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. “Estou feliz com essa conquista, muito orgulhosa. Quando o Sebrae me sugeriu trabalhar com essa fibra, não esperava que fosse dar tão certo”, comemora.

A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, Associação de Proteção e Assistência à Maternidade, Infância e ao Meio Rural de Vera Cruz (Apami) e “Neném do Mel” conquistaram cada uma um troféu por confeccionar peças nas tipologias bordados, fibra e paneiro de coco, respectivamente. A solenidade de entrega será nesta terça-feira, 4, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

As artesãs potiguares foram selecionadas em um universo de 1,8 mil grupos inscritos, ficando entre os cem melhores do País. No estado, 50 grupos estavam concorrendo ao prêmio, mas, apenas quatro se classificaram para a fase final, que resultou na consagração dos três grupos produtores.
NENÉM DO MEL, UMA DAS VENCEDORAS DO PRÊMIO TOP 100 DE ARTESANATO

“Neném do Mel” conquistou o prêmio graças à beleza das suas peças artesanais

A avaliação do TOP 100 leva em consideração não apenas a qualidade estética e o valor cultural, mas também elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato. Entre os critérios, estão o grau de inovação dos produtos, adequação ambiental e econômica, embalagem e gestão estratégica.


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